GALERIA DE FOTOS Compartilhe:

Espartanos

Espetáculo promove discussão sobre a cultura de violência presente no mundo real e virtual

DESCRIÇÃO

Depois do sucesso da série teatral “O Alvo”, o diretor e dramaturgo Pedro Garrafa se envereda mais uma vez pelo universo adolescente para discutir um tema tão urgente quanto atual: a violência. A trama de sua nova peça, “Espartanos”, tem como protagonista um grupo de quatro garotos de 15 anos que moram no mesmo condomínio. Aficionados por um jogo violento de batalhas online, eles formam um clã que chega às oitavas de final do campeonato nacional do game.

No entanto, às vésperas da partida, os adolescentes têm suas vidas mudadas pela viralização na internet de um vídeo que registra uma agressão cometida contra um vizinho. Eles passam, então, a questionar o modo como lidam com a violência tanto no mundo virtual como no real.

Uma reflexão sobre o tipo de conteúdo compartilhado nas redes sociais foi justamente o que inspirou Pedro a escrever o texto do espetáculo. “Atualmente, não só os jovens, mas pessoas de todas as idades se isentam da responsabilidade de replicar a violência ou o preconceito nas redes sociais”, conta. “É preciso assumir o poder que cada um tem de lutar contra uma cultura da violência, que está levando a nossa sociedade de volta ao antigo ‘olho por olho, dente por dente’”.

Avesso a maniqueísmos, ele adverte que, apesar da peça utilizar como mote a “violência magnética” dos videogames para discutir um problema maior, sua intenção não é a de condenar os jogos ou filmes de violência, mas de provocar uma reflexão sobre o papel que eles devem ocupar nas vidas de cada um.

LOCAL: em um teatro pertinho de você
 
TEMPORADA: setembro e outubro de 2017
 
INDICAÇÃO: Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio
 

Saiba mais: 11.3883.9090

exposicao@divertecultural.com.br

Facebook Diverte Cultural