Exposições

Um Plano Real

Economia vista de perto

INDICAÇÃO: ACIMA DE 14 ANOS

A democracia como valor histórico

Mostras e acervo da Fundação Fernando Henrique Cardoso destacam a importância da democracia como modelo legítimo de organização social

Se os novos tempos exigem novas interpretações, compreender os processos históricos do País é central para a formulação de novas representações para os desafios que se avizinham. No centro de São Paulo, a Fundação Fernando Henrique Cardoso resgata a história da jovem democracia brasileira a partir de períodos em que a social democracia foi o pensamento que norteou as ações do Estado.

Na definição do próprio patrono da casa, o presidente Fernando Henrique Cardoso, o espaço tem por objetivo “contribuir para ampliar a compreensão e disseminar conhecimento sobre o País e seus desafios, com os olhos abertos para o mundo”.

Com essa tônica, a Fundação cumpre o papel de ser não só um centro de memória histórica, mas também um lugar de debates sobre a democracia - no Brasil e em todo mundo - como um modelo legítimo de organização social, e também sobre e para o desenvolvimento sustentável das gerações.

A exposição ‘Um plano real: a história da estabilização do Brasil’ tem como fio condutor os sucessivos planos contra a inflação até a criação do real, e reconstitui a história econômica e política recente do país, desde o movimento das Diretas Já até o final do último mandato de FHC. A mostra é a oportunidade dos alunos interagirem com o processo de estabilização econômica no período pós-inflacionário, e compreender a estrutura socioeconômica que constitui um país. 


LOCAL: FFHC – Vale do Anhangabaú – Centro. S.P.

TEMPORADA: até dezembro de 2019